O disco intervertebral é uma estrutura presente entre duas vértebras e tem a função de absorver impactos, distribuir a força igualmente por toda a coluna e estabilizá-la. Para se ter ideia, se o disco não existisse, os ossos das vértebras estariam em contato direto, gerando desgaste e dor.
A hérnia de disco ocorre quando o disco intervertebral se desloca entre uma vertebra e outra e a dor ocorre quando o disco toca a medula espinhal, de onde vem os nervos que vão para os membros, o que gera dores, dormência, fraqueza ou queimação que irradia por toda a perna ou todo o braço. A hérnia é causada pela desidratação ou pela degeneração do disco, que acaba por perder as suas funções, e fica sujeito ao deslocamento.
Segundo artigo científico de 2017*, 66% dos discos herniados voltam às suas funções originais com tratamento conservador (não cirúrgico).Então, não se deixe abater, a primeira opção de tratamento é a FISIOTERAPIA!! Como a fisioterapia faz isso? Primeiramente, focamos no alívio da dor, diminuindo as tensões musculares ao redor da lesão. Em seguida, mobilizamos a coluna para devolver os movimentos perdidos. Utilizamos, ainda, exercícios de estabilização (CORE), criando uma base sólida de sustentação muscular para a coluna. Por fim, entramos com a correção postural, utilizando alongamentos e melhora da consciência corporal, para que o paciente torne-se sustentável e consiga tocar sua vida normalmente.
Procure o Instituto Melhora e venha se beneficiar do tratamento ou nos procure para se prevenir desses incômodos.
*IncidenceofSpontaneousResorptionofLumbarDiscHerniation: A Meta-Analysis.Zhonget al. PainPhysician2017: 20: E45-E52. ISSN 2150-1149.